sexta-feira, junho 17, 2005

Saúde

De que adianta descobrirmos a cura para o câncer se não cuidamos da nossa casa?... por enquanto sem planeta Terra não tem câncer... nem macaco...

Desertificação e poeira representam ameaça global, diz estudo
Reuters
OSLO - A desertificação ameaça expulsar milhões de pessoas de suas casas nas próximas décadas, e enormes nuvens de poeiras podem afetar a saúde de pessoas a milhares de quilômetros de distância, afirmou um relatório internacional na quinta-feira.
- A desertificação surge como um problema global que afeta a todos - disse Zafar Adeel, diretor-assistente da academia hídrica da Universidade da ONU e um dos principais autores do relatório que resume o trabalho de 1.360 cientistas de 95 países. Dois bilhões de pessoas vivem em áreas áridas vulneráveis a faixas da Ásia central, disse ele.
As tempestades podem levar a poeira do deserto do Saara, por exemplo, até a América do Norte, causando problemas respiratórios nos habitantes de lá. A superutilização do solo para pasto e para plantações, o crescimento exagerado da população e o mau uso da irrigação estão contribuindo para a desertificação, afirmou o documento. Segundo o texto, entre 10 e 20% das regiões áridas já estão degradadas.
O aquecimento global, atribuído às emissões de gases que provocam o efeito estufa por carros, fábricas e usinas termelétricas, deve agravar o problema nas próximas décadas, causando enchentes, secas e ondas de calor.
Reuters
BUENOS AIRES - Pesquisadores argentinos descobriram um novo método contra o câncer de pele que consiste em bloquear uma proteína para permitir que o sistema de defesa ataque e destrua tumores, informou nesta quinta-feira o Instituto Leloir em Buenos Aires.
A pesquisa foi realizada por pesquisadores do grupo de Terapia Genética do instituto e foi publicada na quarta-feira na "Cancer Research", revista oficial da Associação Americana de Pesquisa do Câncer (AACR, na sigla em inglês).
O estudo conseguiu identificar o mecanismo pelo qual uma proteína chamada de Sparc, produzida por células cancerígenas, engana o sistema imunológico do organismo e avança para a metástase.